BOLSAS FEITAS A MÃO
EM PURO COURO ATANADO



VOCÊ CONHECE O ATANADO VEGETAL?
O couro que uso é o atanado vegetal - um couro bovino de aparência natural, cor neutra, com marquinhas e manchas que o caracterizam.
Gosto dele porque tem um comportamento orgânico ao longo do tempo. No começo, quando a bolsa acaba de ficar pronta é bege claro, depois vai manchando e adquirindo uma tonalidade de uma pátina bronzeada mais escura.
Não esconde a passagem do tempo, a peça fica com as marcas da sua história.
SUSTENTABILIDADE
Outra característica que valorizo muito é o fato de ser curtido de forma sustentável, com taninos vegetais, sem metais pesados e sem tinturas.
O "couro atanado vegetal" é couro curtido a partir de taninos vegetais de forma a não agredir o meio ambiente, inclusive com ingredientes amigáveis à saúde de quem usa um produto de atanado vegetal. E, atenção, nem todos os atanados são curtidos com taninos vegetais. Há também o "couro atanado" curtido com produtos sintéticos e metais pesados (não usam taninos vegetais).
Por isso prefiro o couro atanado vegetal.
ATANADO VEGETAL x COURO SINTÉTICO
Couro sintético não é couro, é um produto industrial que imita couro.
ARTESANAL
Gosto dessas características do atanado vegetal porque é o oposto do que ocorre com os produtos industrializados.
Na indústria de massa, o couro utilizado é tão trabalhado que parece um produto sintético, quase se torna um produto sintético.
A meu ver, esse comportamento orgânico e sustentável do couro atanado vegetal tem tudo a ver com o trabalho feito a mão.
Suzana MAS

O mesmo couro em tonalidades diferentes devido à exposição à luz.

OUTRA ESTÉTICA
Feitas a mão de verdade, são mantidas sem forro. Basta ter uma em suas mãos para comprovar o trabalho manual e o diferencial do couro.
SÃO ÚNICAS
Desenhadas, cortadas e costuradas à mão, são feitas uma-a-uma e não há duas exatamente iguais. Num mesmo modelo podem variar a cor da linha, algum detalhe no corte, e, mais que isso, o couro atanado sempre apresenta aspectos diferentes em cada peça.